top of page

Yoga

ys-1-2.jpg

Yogaścittavṛttinirodhaḥ é o segundo aforismo do Yoga Sutra, uma obra escrita por Patañjali há aproximadamente 1500 a 2000 anos, e pode ser traduzido como "yoga é o controle dos movimentos mentais". Essa curta frase tenta dar conta de resumir o Yoga, que é um dos seis darshanas ou pontos de vista do hinduísmo. Mas Yoga é muito mais do que isso, assim como é também muito mais do que uma série de posturas estranhas e contorcionistas. Yoga é união: união do bem com o mal, união do corpo com o espírito, união nossa com o mundo que nos cerca, união do profano com o sagrado, união que destrói o ego e retira o véu da ilusão, revelando-nos a Realidade. Yoga pode também ser entendido como um estilo de vida, uma escolha e, acima de tudo, a consciência de que, em essência, somos um com o Universo, somos Deus - seja qual for a concepção que cada um de nós tenha a respeito desse conceito.

Surgida na Índia como uma tradição oral há mais de 5000 anos, essa filosofia fala do absoluto, não de um absoluto lá fora, no céu ou no espaço distante, mas de um absoluto que permeia todo o universo e que deve ser buscado dentro de nós, no lugar mais escondido e secreto de nossa alma.

IMG_9822_edited.jpg

O Yoga nos ensina que, ao contrário do nosso corpo, que é mortal e consumido pelo tempo, nós somos, por natureza, imortais e perfeitos. Doença, morte, fome, raiva e estresse são apenas aspectos ilusórios projetados por nossa mente em uma tela ilusória, como a tela de um cinema.

Nossa vida é apenas um sonho, uma ilusão. O que pensamos ser real é ilusão e o que pensamos ser ilusão é real. Se pudéssemos enxergar com clareza a realidade das coisas, tudo o que nos cerca, todos os corpos, todos os objetos, tudo o que é material, tudo isso se dissolveria bem diante dos nossos olhos. Em seu lugar, poderíamos contemplar maravilhosa realidade do Ser.

DSCN1318_edited.jpg

Por muitos caminhos diferentes, o Yoga nos conduz a esse conhecimento de realidade, que sempre esteve à nossa disposição, mas esquecido e ofuscado pelo véu da ilusão de maya. O Yoga oferece 7 caminhos diferentes, através dos quais podemos atingir a iluminação ou samadhi. São eles:

- Rāja Yoga

- Kundalini Yoga

- Bhakti Yoga

- Jñāna Yoga

- Mantra Yoga

- Karma Yoga

- Hatha Yoga

Este último é o mais conhecido por nós, ocidentais. É o Yoga das posturas, aquele em que as aulas mais se parecem com um festival de contorcionismo. E esta divisão tem ainda muitas linhas contemporâneas, como por exemplo o Ashtanga Vinyasa Yoga, Iyengar Yoga, Power Yoga, Bikram Yoga, Hot Yoga etc. Todos, entretanto, são apenas variações do Hatha Yoga.

No Hatha, exercícios de controle de prāṇā, posturas físicas e limpezas são usados, juntamente com a parte filosófica, para conduzir o praticante em seu caminho de evolução.

No momento, não estamos oferecendo práticas presenciais de hatha yoga, somente vídeos e aulas à distância.

Namaste!

bottom of page