Sânscrito, a língua dos Deuses
Introduzido na Índia pelos arianos, indo-europeus originários das estepes da Ásia Central, o sânscrito é uma das línguas mais antigas que conhecemos e tem parentesco com a maioria dos idiomas ocidentais, visto que parte considerável dos arianos migrou para o oeste e ocupou a Europa.
O nome sânscrito significa "refinado" e reflete a extrema sofisticação dessa língua, à qual apenas uma pequena parte da elite indiana tinha acesso. Hoje, o sânscrito cedeu lugar a várias línguas vernáculas, como o hindi, o nepali e o bengali. Acredita-se que o sânscrito nos põe em contato direto com os deuses, razão pela qual é também chamado de devabhāṣā (língua dos deuses) e desde tempos imemoriais até hoje é a língua usada nos ritos e textos sagrados. Por isso, apesar de ser uma língua morta, seu aprendizado é essencial para quem estuda o hinduísmo e o budismo.
Mesmo não sendo possível estimarmos sua idade, sabemos que o sânscrito foi a língua usada para a composição do Rig Veda, a obra mais antiga da tradição hinduísta, cujos primeiros conteúdos datam de algum momento entre 1700 e 1100 a.C.
Toda a tradição védica era passada oralmente de geração em geração. A escrita surgiu na Índia somente por volta do século V a.C., época em que sua gramática foi sistematizada e registrada pelo sábio Pāṇini.
O sânscrito usa a escrita devanāgarī, que é totalmente diferente das letras usadas no português e o alfabeto compõe-se de 47 letras, sendo 14 vogais e 33 consoantes, além de 2 sinais.
Por ser uma língua sintética, o sânscrito usa poucas palavras para expressar muita coisa e não tem artigos ou preposições. Em seu lugar, utiliza nada menos do que 7 declinações. Além disso, lança mão de ajustes eufônicos (sandhi) para harmonizar os sons, desfazer rupturas e tornar a língua auspiciosa e adequada para a comunicação sagrada.
A Youmind está oferecendo um Curso de Sânscrito online e gratuito. As aulas estão à disposição de todos os interessados em nosso canal do Youtube e poderão ser assistidas quando e onde for mais conveniente. Vamos deixar abaixo o link para todas as aulas. O objetivo do curso é capacitar o aluno a ler, escrever e traduzir textos do sânscrito para o português.
Namaste!