© 2017 por Kikuti

Meditação

A maioria de nós faz ao menos uma higiene corporal diária, mas pouquíssimos fazem higiene mental. Aquietar nossa mente, mantê-la limpa e organizada, descartar o excesso de informação inútil e focar no essencial são passos essenciais para que se possa meditar.

Criada há mais de 5 mil anos, essa técnica resgata nossa consciência de seu estado natural de submissão aos sentidos, pondo-a em comunhão com o absoluto. Assim, passamos da dimensão do transitório e contingente para a dimensão do eterno e imutável.

Meditar exige compreensão da realidade e muita, muita prática. Muita mesmo! Pois trata-se de algo que não pode ser ensinado ou demonstrado, precisa necessariamente ser experimentado.

Hinduístas e budistas meditam em busca de iluminação espiritual, mas como efeitos colaterais conquistam equilíbrio físico e emocional, redução do estresse e de todas as doenças a ele associadas. Por isso, neste mundo maluco em que a depressão vem ganhando destaque como a doença do século, a meditação vem ganhando cada vez mais adeptos em todos os países, em todas as classes sociais, desde religiosos a executivos.

Nos últimos anos, surgiram várias linhas de meditação e essa diversidade de opções cria uma certa confusão para o iniciante. Mas, modismos à parte, a essência deve permanecer sempre a mesma e podemos listar algumas das características que são imprescindíveis a qualquer linha, no que tange à técnica meditativa. No momento da prática:

- postura e respiração devem ser controladas, condizentes com a tranquilidade necessária ao processo de recolhimento mental;

- é necessário o recolhimento dos sentidos, fechando-se aos estímulos externos;

- a mente deve estar focada no presente, jamais remoendo acontecimentos do passado e nunca preocupando-se com os compromissos e eventos do futuro;

- deve buscar-se um ponto único de atenção, capaz de obscurecer todo o resto;

- a prática deve, de preferência, ter duração e regularidade, inclusive de lugar, a fim de permitir que a mente entre no processo com maior facilidade e rapidez;

- qualquer desconforto deve ser evitado.

A YoumindYoga oferece curso de treinamento e também prática para aqueles interessados na busca de sua essência e da paz espiritual. Nossa técnica baseia-se no Yoga e no Budismo, mas também na Filosofia. Acompanhem em nossa agenda de eventos os cursos disponíveis. Entrem em contato para maiores informações.